Navegar em ondas seguras



A 8 de fevereiro de 2022 é comemorado o Dia da Internet Mais Segura, um evento marcante celebrado, atualmente, em mais de 150 países em todos os continentes.

Sob o lema Juntos por uma Internet melhor, realizam-se várias iniciativas, durante o mês de fevereiro, com o objetivo de garantir que a internet é um local de oportunidades. Sim, um mar de oportunidades, cujas ondas nenhuma outra geração teve a possibilidade de surfar: descobrir, aprender, criar, partilhar… No entanto, a alegria de deslizar nestas ondas é indissociável dos riscos que se enfrentam. Os riscos são sucessivos e, tal como no surf, estão sempre a mudar. Há que navegar em ondas seguras com as ferramentas que nos permitam usar a tecnologia de uma forma responsável, crítica, respeitosa e criativa.

Com o propósito de contribuir para uma mudança positiva no mundo online e ajudar a navegar neste mar de possibilidades, a professora bibliotecária dinamiza, ao longo do mês de fevereiro, nas aulas de CTIC, sessões destinadas ao 7º ano. Nestas sessões são exploradas algumas das potencialidades deste mundo imenso e precauções a tomar para enfrentar os riscos que ele nos apresenta.

Assim, para promover a capacitação de participar na sociedade digital, as temáticas abordadas nestas sessões são, entre outras:  o conhecimento dos nossos direitos online, a confirmação da nossa privacidade, a comprovação da veracidade dos factos, a partilha em empatia e responsabilidade, o cuidado com a pegada digital, o estabelecimento de limites nas redes sociais e a sensibilização para o Cyberbullying.

Surfemos, pois, nestas ondas digitais, em pranchas de segurança, responsabilidade e respeito. Certamente, usufruiremos das suas potencialidades transformadoras.

Comentários